21 FEV 2019
NOTA DE REPUDIO 001-2019

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vem por meio deste demonstrar sua indignação pela falta de respeito para com o objetivo do trabalho desenvolvido com referência ao uso dos pontos ecológicos (lixeiras comunitárias).

Foram instaladas lixeiras comunitárias em 8 pontos diferentes para oferecer aos produtores rurais a destinação de seus resíduos domésticos. Isto com objetivo de oferecer apoio e a destinação correta dos resíduos.

Desde julho de 2018, estamos destinando todos os resíduos (lixo) recolhidos no município para um aterro sanitário credenciado (Soma Ambiental) conforme normas ambientais, que fica a 250 km (Uberaba) de nossa cidade. Isto acarreta um custo alto ao município, porém foi a forma mais viável e possível que encontramos para evitar os danos ambientais que estávamos causando através do antigo lixão, além do mais, evitar as várias autuações (multas) que o município vinha tendo ao longo dos anos.

Nesta quarta-feira (20 de fevereiro de 2019) nos deparamos com uma situação difícil e contraria a este trabalho. Algum(s) produtor(es) transformou nosso ponto ecológico em um verdadeiro lixão. Além de ser um material totalmente inadequado ao proposto, jogado de qualquer forma, em bags, não respeitando a capacidade da lixeira, jogando o material do lado externo e não respeitando também os trabalhadores e o processo de coleta cujos equipamento não são compatíveis com o feito.

Por isto e com esta nota comunicamos também que, se assim continuar, iremos desativar os pontos ecológicos (lixeiras comunitárias), devido a não receptividade, pois estas foram instaladas a nível de experiência e avaliação dos benefícios para a comunidade e aceitação da mesma.

21/02/2019
NOTA DE REPUDIO 001-2019