26 ABR 2018
1º Dia de Campo – APA Córrego Monjolinho

Santa Rosa da Serra foi palco mais uma vez, no dia 18 de abril, de um grande evento voltado a recuperação e manutenção do Meio Ambiente.

O INÍCIO

O Dia de Campo foi promovido após uma visita do Gerente Regional da EMATER Sr Clodovaldo a Santa Rosa da Serra no início do mês de abril. Na oportunidade foram apresentados os projetos e as ações ambientais do município surgindo então o desejo de interagir com outros municípios da região nesta causa.

Posteriormente, tivemos em nossa cidade a presença do Chefe Regional IEF Sr. Washington e uma equipe técnica, que conhecendo a Área de Proteção Ambiental do Córrego Monjolinho (APA – Córrego Monjolinho) ofereceu o apoio do órgão, a começar com a participação no evento com orientações sobre o assunto.

O EVENTO

Foi um dia muito proveitoso para as mais de 150 pessoas presentes. Além dos técnicos e extensionistas da EMATER, prefeitos, vereadores, secretários e representantes de conselhos ambientais de mais de 15 cidades. Contamos também com o apoio e a presença da polícia militar, empresas particulares, nossos conselhos ambientais, associações locais e diversos setores da administração pública. Um sinal do interesse ambiental comum, uma grande satisfação para a organização e a confirmação de parcerias sólidas que veem sendo firmadas em nossa cidade.

As Informações

Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as leis e orientações sobre as Áreas de Preservação Ambiental (APA) e sobre o programa Pró Mananciais da COPASA. Os procedimentos realizados passo a passo em Santa Rosa para a estruturação do trabalho ambiental, desde a criação de leis e formação de conselhos até as parcerias, estudos técnicos e reuniões que geraram os projetos e ações.

As Conquistas

Os representantes da COPASA Srs. Denis e Fauster, apresentou o primeiro convênio com a administração, juntamente ao Prefeito José Humberto, foi assinado o contrato firmado com o Programa Pró Mananciais. A solidificação de um trabalho que já trouxe projetos e benefícios à cidade.

O dia de campo

Após o almoço, já tendo sido feitas as apresentações e discussões em auditório, os participantes foram a campo, conhecer e presenciar a construção de uma ‘fossa séptica biodigestora por evapotranspiração’, tema central do evento. A prefeitura municipal tem orientado e apoiado a construção deste modelo de fossa séptica, devido ao baixo custo e reaproveitamento de material e por dispensar a manutenção. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente a prefeitura disponibiliza o projeto a todos os produtores interessados, e os produtores que estão dentro da APA – Córrego Monjolinho recebem ainda o apoio técnico, a perfuração da vala, os pneus usados e parte dos materiais para a construção das fossas.

O QUE ESPERAR

A questão ambiental não tem um ponto final que seja o ideal, apesar de ter etapas e metas, o trabalho deve ser contínuo, envolver o maior número de pessoas e atender as necessidades do município. “Definimos as ações dentro das nossas limitações, e estamos buscando parcerias que complemente nossas deficiências”. Assinamos o Convenio com a COPASA com o Programa Pro manancial. Estamos prestes a receber a partir de Maio deste ano um projeto piloto da SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) que primeiramente desenvolverá um trabalho de conscientização de 300 crianças, referente ao meio ambiente, na sequência a capacitação dos professores e por fim um trabalho aos produtores da cidade de forma a dar longevidade aos trabalhos desenvolvidos no município. E estamos no aguardo do parecer do IBAMA, onde foi protocolado pela XINGU RIO o projeto de recuperação e cercamento das APPs do Córrego Monjolinho.

26/04/2018
1º Dia de Campo – APA Córrego Monjolinho