06 JUN 2018
AGRONEGÓCIO
PARCERIA COMUNITÁRIA RURAL – APOIO AO PRODUTOR

É a força do trabalho que constrói a nossa cidade.

Aprofundando mais podemos afirmar que os mais de 600 produtores rurais de Santa Rosa da Serra são responsáveis por guiar nosso município no caminho do desenvolvimento.

Com esta certeza a Prefeitura Municipal tem apoiado estes produtores desde o início da atual administração. A frente desta parceria, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem buscado parcerias, recursos e desenvolvendo projetos e ações para apoiar o trabalho do produtor rural e assegurar o desenvolvimento do município.

Micro Regiões

O mapeamento do município foi um dos primeiros projetos iniciados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA). Dentro deste mapeamento, o primeiro passo foi a identificação e definição de registro, por (DECRETO 004/2017), das (8) Microrregiões de nosso município. Um trabalho pioneiro que serve de apoio para outros trabalhos e possibilita ações personalizadas, de acordo com as necessidades mapeadas nas regiões.

Estradas vicinais

A manutenção das estradas vicinais é um serviço constante. O direito à educação, faz com que a administração municipal mantem todas as estradas dentro da rota do transporte escolar em bom estado de conservação, mas a responsabilidade torna-se maior quando a economia do município depende destas estradas para escoar sua produção. Por esta razão, a prefeitura estende o trabalho nas estradas rurais por meio de parcerias com produtores e empresas interessadas.

*horas de trabalho de máquinas em estradas vicinais por região em 2017

Mata-burros

Através de programa da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (SETOP), com o apoio do Deputado Estadual Cristiano Silveira foram disponibilizados aos produtores de nossa cidade 14 mata-burros, solicitados em 2017 pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

A SAMA fez a entrega dos mata-burros nas propriedades, ficando os produtores responsáveis pela instalação do mesmo em um prazo de 30 dias. Após a instalação, a Secretaria fez o registro fotográfico e anexado às solicitações feitas anteriormente para então novos mata-burros sejam disponibilizados para o município. Segundo o Secretário Farnese Silva, os produtores interessados devem fazer a solicitação na secretaria, e outros 14 mata-burros serão entregues ainda em 2018, pretendendo finalizar a atual gestão atingindo o objetivo de 56 solicitações atendidas.

Parceria Comunitária Rural

O Programa de Parceria Comunitária Rural (PPCR), desenvolvido pela Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) implantado por Lei Municipal (LEI 991/2017), disponibiliza aos produtores a menos de 50% do valor de mercado, horas de máquinas para a realização de serviços dentro de suas propriedades.

Em 2017 foram atendidos 194 produtores e realizadas 1530 horas de serviços de máquinas, através de solicitações e agendamento na Secretaria de Agricultura. Serviços que puderam ser administrados pelo próprio solicitante, garantindo melhor eficiência e satisfação.

*horas de trabalho de máquinas em propriedades rurais por região e equipamento em 2017

Ainda em 2017 dentro do programa de parceria, foi feito um viveiro de mudas de café subsidiado pela prefeitura disponibilizando aos 43 produtores que solicitaram o total de 207.305 mil mudas a um preço abaixo do custo (R$0,22 – vinte e dois centavos a muda).

Em 2018 o atendimento aos produtores voltou a ser o foco no final de março, após uma manutenção intensa nas estradas vicinais iniciada em novembro de 2017.

Sem prejudicar o trabalho urbano de manutenção e emergências, os serviços solicitados na secretaria estão sendo realizados por setor (micro regiões) dando maior urgência para serviços que envolvem a colheita e secagem do café, que se inicia no município.

O nosso município por si já necessita de um trabalho personalizado. São mais de 600 produtores em um município de 3.500 habitantes. O número de pequenas propriedades é significativo e a atual administração está atenta ao direito igualitário de todos.

Devemos aproveitar as particularidades de nosso município como fonte de desenvolvimento. Unirmos força para o bem comum.  A “Feira-Livre da Agricultura Familiar”, projeto em parceria com a EMATER, é um exemplo de trabalho personalizado e que tende a expandir conforme o envolvimento dos pequenos produtores. Estamos na nona edição da feira. E muitas outras parcerias estão em andamento para somar esforços e atingir nossos objetivos.

O trabalho do produtor, base de nossa economia, somado ao apoio responsável da administração pública com certeza trarão cada vez mais benefícios a toda população.

06/06/2018
PARCERIA COMUNITÁRIA RURAL – APOIO AO PRODUTOR