23 AGO 0019
Meio Ambiente – Balancete de Atividades 1º Trimestre 2018

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente apresenta um Balancete das ações realizadas neste 1º Trimestre de 2018

“Estamos focados em buscar conhecimentos e dar importantes passos em prol ao meio ambiente e consequentemente à qualidade de vida e saúde da população de Santa Rosa da Serra.”

Além das reuniões de planejamento do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental e do levantamento do diagnóstico relacionado à questão ambiental, a expansão das parcerias nos projetos demonstra o interesse da administração, dos produtores e da população da cidade em recuperar e manter nossos recursos naturais.

1º Encontro dos Colmeias de Minas Gerais

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2018, representantes do COLMEIA (coletivo do meio ambiente) de nossa cidade participaram em Belo Horizonte do “1º Encontro dos Colmeias de Minas Gerais”. Durante o evento os participantes assistiram palestras, trocaram experiências e apresentaram as ações realizadas e projetos de cada cidade ali representada (55). Foi uma grande oportunidade de interação e conhecimento de trabalhos bem-sucedidos e apresentação de propostas ao programa.

Apoio da SEMADE

No dia 15 de março, representantes da SEMADE (Superintendência de Fiscalização Ambiental) estiveram em Santa Rosa da Serra, reunidos com nosso prefeito, o secretário de Agricultura e meio ambiente e o nosso engenheiro ambiental, discutiram as necessidades e visitaram diversos pontos da APA para conhecer a realidade local e ações propostas. Como fruto deste encontro, o nosso município foi então escolhido para sediar um projeto piloto da SEMADE que trará cursos e treinamentos para os alunos, professores e produtores rurais a partir de maio deste ano.

2ª Conferência do Meio Ambiente de Santa Rosa da Serra

Ainda no dia 15 de março foi realizada a “2ª Conferência do Meio Ambiente de Santa Rosa da Serra”, onde produtores, membros da administração pública e representantes de diversos setores da sociedade tiveram a oportunidade de conhecer os projetos iniciados, o cronograma de ações e apresentação das ideias para atividades futuras. Vale ainda informar que os estudos feitos pela equipe técnica formada no município já levantaram todos os pontos da APA onde deverão ser feitos os bolsões e as curvas de níveis para evitar o assoreamento do córrego monjolinho e nascentes. Ainda mais a prefeitura municipal disponibiliza gratuitamente a todos os produtores rurais um projeto de fossa biodigestora (séptica), desenvolvida com tecnologia atual, cujo custo é baixo e sem a necessidade de manutenção tornando uma grande opção de fossa em conformidade com a lei ambiental para as propriedades rurais.

Semana da Água

No dia 19 de março, em comemoração à “Semana da Água” foi realizada uma ação do projeto Pró Mananciais da COPASA em parceria com Prefeitura Municipal de Santa Rosa da Serra e alunos da E. E. Antero Magalhães de Aguiar (40). Após uma breve palestra em sala de aula, com orientação e suporte dos professores e membros da COPASA os alunos realizaram o plantio de 50 mudas de arvores nativas na propriedade do Sr. José Jamir que está dentro da Área de Proteção Ambiental do Córrego Monjolinho.

“A formação de crianças e jovens parceiros da natureza é uma garantia de melhores resultados e da continuidade do trabalho que nos propomos a iniciar.”

23/08/0019
Meio Ambiente – Balancete de Atividades 1º Trimestre 2018