02 SET 2020
Santa Rosa da Serra entrará no Plano Minas Consciente na Onda Amarela.

Município de Santa Rosa da Serra vai aderir ao programa do Governo Estadual Minas Consciente que prevê o retorno gradativo da economia.

A Prefeitura Municipal publicou o novo decreto que faz a adesão ao programa e, com isso, se tornará integrante do Minas Consciente. O plano tem como objetivo orientar a retomada segura das atividades econômicas dos municípios mineiros e a participação é uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais.

Saiba como funciona o Minas Consciente

A proposta, criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo Coronavírus.

Neste sentido, o plano agrega dados econômicos, mas, principalmente, dados de saúde pública para orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente.

Distribuição das atividades econômicas por ondas

O plano setoriza as atividades econômicas em três “ondas” e Santa Rosa da Serra já entra na Onda Amarela, veja abaixo:

Onda Vermelha – 1ª fase (Serviços essenciais)

Onda Amarela – 2ª fase (Serviços não essenciais)

Onda Verde – 3ª fase (Serviços não essenciais com alto risco de contágio)

As ondas foram criadas através de dados estaduais e serão liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada região do estado e a taxa de evolução da Covid-19.

Protocolo Sanitário

Por meio de um protocolo sanitário único e robusto, os empreendedores serão norteados com os critérios de segurança. Além de orientações básicas e gerais (comum a todos os setores), o protocolo possui capítulos específicos, conforme necessidade específica para determinado setor, tais como para: acomodações, atividades esportivas, normas para grandes espaços, etc.

Em qual Onda cada município se encaixa

A retomada das atividades econômicas ficará a critério dos prefeitos e prefeitas de cada cidade, a partir de informações fornecidas pelo Governo do Estado.

1- Municípios com até 30 mil habitantes:

Os municípios com até 30 mil habitantes receberão tratamento diferenciado, podendo adotar a Onda Amarela (que é o caso de Santa Rosa da Serra) – Fase 2, desde que haja aplicação dos protocolos de segurança e:

Não possua sistema de transporte coletivo relevante;

Possua rotinas e costumes diferentes aos das cidades maiores;

Possua densidade demográfica baixa;

Possua a incidência de casos ativos confirmados abaixo de 50/100 mil habitantes, em 14 dias.

A Secretaria de Estado de Saúde divulgará, periodicamente, a lista de municípios que estão aptos a adotar esse critério.

2 – Municípios com mais de 30 mil habitantes:

Os municípios com mais de 30 mil habitantes poderão optar por seguir a onda indicada conforme orientação do Governo de Minas (por macrorregião de saúde) ou a indicada conforme dados de sua região (agrupamento*).

*Agrupamento: tendo em vista que algumas regiões do estado não têm capacidade assistencial isolada e, portanto, dependem de outras para atender à população, buscou-se um novo agrupamento das regiões, realizado a partir dos critérios de resolubilidade e busca por atendimento nos territórios, reagrupando as microrregiões nas 62 regiões, apenas para os fins do Plano Minas Consciente.

Confira a distribuição dos municípios por agrupamento.

Os Comitês Macrorregionais – criados pela Deliberação nº 25 do Comitê Extraordinário Covid-19 – encaminharão, semanalmente, as informações dos indicadores do Minas Consciente para seus membros, prestando suporte para a tomada de decisão do município.

Monitoramento para avanço ou retrocesso de Ondas

Como dito, as ondas possuem uma lógica gradual e sequencial de abertura, para que a retomada se dê de forma progressiva na sociedade, observando os impactos na rede assistencial.

São analisados, pela Secretaria de Estado de Saúde, os dados por macrorregião e microrregião de saúde.

Os indicadores são:

Taxa de Incidência Covid-19;

Taxa de Ocupação de leitos UTI Adulto;

Taxa de Ocupação por Covid-19;

Leitos por 100 mil habitantes;

Positividade atual RT-PCR;

% de aumento da incidência;

% de aumento da positividade dos exames PCR.

Os dados são agregação conforme peso e nota de cada indicador.

A análise que possibilitará o avanço da onda Onda Vermelha – Fase 1 (atividades essenciais) para a Onda Amarela – Fase 2 (atividades não essenciais) é semanal.

A análise para avanço da Onda Amarela – Fase 2 (serviços não essenciais) para a Onda Verde (serviços não essenciais com alto risco de contágio) é feita a cada 28 dias.

A regressão de qualquer região pode acontecer a qualquer momento, desde que os dados analisados pela Secretaria de Estado de Saúde apresentem risco à saúde dos mineiros e mineiras.