15 FEV 2023
PROJETOS
Projeto Controlando a Diabetes Mellitus
A Prefeitura Municipal implementa a partir deste ano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um novo projeto de apoio ao tratamento de pacientes com Diabetes Mellitus.
A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Em Santa Rosa da Serra, são aproximadamente 280 pessoas que fazem o uso de alguma medicação para o controle da doença.

A prevenção, como melhor forma de combate, e o controle da doença, são baseados na prática de atividades físicas regulares, na alimentação saudável e evitando o consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Porém, as pessoas que já são portadoras dessa doença crônica, precisam de maior atenção.

Pensando nisso, a Unidade Básica de Saúde adotou uma nova ferramenta de trabalho. O Programa Municipal “Controlando a Diabetes Mellitus” tem por intuito controlar a doença de pacientes que estão com a glicose descompensada, para evitar complicações futuras, como por exemplo a perda da visão, a amputação dos membros e até mesmo a insuficiência de órgãos.

Para isso, serão entregues kits contendo o aparelho de medição de glicose (glicosímetro) uma caixa de lancetas e uma caixa de fitas, além do treinamento, pela enfermeira, de como utiliza-los. O paciente fará a anotação dos valores de 7 a 15 dias para entrega e acompanhamento pelos profissionais de saúde.

A distribuição será feita pela Assistente Social da Saúde, inicialmente aos pacientes que, segundo o levantamento, estão com a glicose descompensada, mediante a assinatura do termo de recebimento e compromisso. Estes pacientes serão informados pelas Agentes Comunitárias de Saúde sobre a disponibilidade para retirada do kit.

Não fique de fora dessa, faça exames e consultas regulares. Se a sua glicose está descompensada comunique sua Agente Comunitária de Saúde.