09 JAN 2023
COPASA inicia trabalhos para regularização no fornecimento de água do Município
Cumprindo com acordo firmado em reunião no dia 13 de dezembro, a COPASA enviou até o município de Santa Rosa da Serra, uma equipe técnica que irá fazer as perfurações de poços artesianos e testes de vazão em 7 (sete) pontos da cidade.

O desejo apresentado pela população em audiência pública e levado pelo prefeito José Humberto à diretoria da COPASA é de transferir a captação de água do córrego Monjolinho para o córrego do Patos. Diante da situação apresentada, a empresa entendeu que nem o município, nem o córrego Monjolinho, poderiam esperar o longo prazo para que esta alteração fosse feita, e apresentou como proposta uma solução transitória, porém eficiente.

Serão avaliados 7 pontos pré-determinados por fatores técnicos, dos quais espera-se conseguir 3 poços artesianos, cada um com vazão de 8 litros por segundo para juntos fornecerem o volume de água suficiente para todo o município (sede e distrito).

A equipe técnica enviada ao município foi acompanhada pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Farnese Silva a cada ponto onde será feito o estudo com autorização dos proprietários.

A programação prevê a locação e perfuração dos 3 poços até março de 2023 quando passariam a abastecer o município. Com êxito a captação no córrego Monjolinho seria interrompida até junho deste mesmo ano, aliviando o desgaste e permitindo melhor recuperação do mesmo.

O prefeito municipal José Humberto fez questão de salientar que “Não abrimos mão de levar a captação ao córrego dos Patos, mas entendemos que esta solução com poços, será mais rápida. Entendemos bem os processos burocráticos, mas acima de tudo conhecemos as dificuldades que nosso povo enfrenta”