23 FEV 2023
Projeto Ser Gestante
A Prefeitura de Santa Rosa da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traz uma novidade no atendimento às gestantes para este ano.
O Projeto Ser Gestante, desenvolvido pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde da Família Santa Rosa, complementará de forma especial o trabalho com as gestantes durante o ano de 2023. A cada bimestre, haverá um momento exclusivo para as gestantes, onde acontecerão conversas com temas diversos, guiadas por profissionais da saúde, como enfermeiras, médica, nutricionista, assistente social, psicóloga, educadora física e odontóloga.

O objetivo do projeto é complementar o atendimento já realizado durante as consultas. Ter a possibilidade de acolher essas gestantes e aproximá-las dos profissionais de saúde, com a finalidade de que todo o trabalho seja feito de forma centrada, integral e mais humanizada.
A gestação é um momento permeado por significados diversos e distintos. Durante esse período, a gestante (principalmente as mamães de primeira viagem) está muito susceptível a desenvolver certos medos, preocupações e inseguranças, e necessita compartilhar sua história e suas percepções. “Então, trabalhar de forma a abrir a mente dessas gestantes, a fazê-la sentir-se segura, será um passo muito grande, tanto para os profissionais da unidade quanto para as futuras mamães.” – Comenta a coordenadora da AB Heloísa Rangel.

Haverá ainda um momento de troca de experiências, de tirar todas as dúvidas com os profissionais em relação ao parto, à amamentação, aos cuidados com o recém-nascido, assim como ao puerpério e ao planejamento familiar. Um delicioso coffe break será ofertado, além dos sorteios e entrega de brindes.

O primeiro encontro será dia 30 de março às 08:30h da manhã, na Unidade Básica de Saúde da Família Santa Rosa. “Nossa equipe está preparada e ansiosa para este primeiro dia, os próximos serão divulgados posteriormente, com certa antecedência para que ninguém perca” comentou o secretário de saúde Renan Antunes.

As gestantes que irão iniciar o pré-natal receberão também um cartão fidelidade. Se ela comparecer em todas as consultas de pré-natal, ter o cartão de vacina atualizado, realizar todas as consultas odontológicas e todas as ultrassonografias, receberá uma premiação.