Desde o mês de agosto deste ano, os profissionais do magistério da rede municipal de educação passaram a receber o piso nacional. Esta conquista se tornou possível com a criação do plano de carreira municipal da educação.
“Nossos professores cobram e esperam esse reconhecimento há 13 anos e agora têm muito a comemorar.” comentou o Secretário de Educação Renan Ferreira que continuou “Agradeço muito nosso Prefeito José Humberto e sua equipe que tem trabalhado para conciliar esse ajuste à realidade financeira do município. Apesar de ser um direito pelo qual lutamos a anos, só agora foi possível torna-lo real”.
Além do piso, foi garantido aos professores e supervisores o direito de receber o retroativo. Desde o mês de abril, a SEMEC tem realizado reuniões com os Conselhos da Educação (CACS FUNDEB e Conselho Municipal de Educação) e setores da administração para que seja possível realizar o pagamento.
Importante informar que este pagamento será realizado com recursos do FUNDEB dentro do percentual permitido e todo impacto financeiro foi analisado.
O prefeito José Humberto comentou “Estamos investindo na educação visando melhorar a qualidade de nosso ensino. Em momentos anteriores o foco foi a estrutura das unidades. Estamos ainda investindo em obras e veículos que auxiliam o trabalho das escolas, mas incluímos nos planos o nosso pessoal. Reconhecer este direito dos professores garantido por lei federal não é o ponto alto da educação, mas um passo que nos permitirá exigir a dedicação que nossas crianças precisam”