19 JUN 2021
Educação Básica é assistida por Psicóloga e Assistente Social
As Escolas Municipais de Santa Rosa da Serra contam agora com apoio social no processo de aprendizagem. A Psicóloga Carolina Nogueira e a Assistente Social Flora Moreira incorporam a equipe da SEMEC com o intuito de desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Esta nova oportunidade de trabalho com nossos alunos foi regulamentada pela Lei Federal 13.935/2019, e muito comemorada pelos Conselhos Federais de Psicologia e de Serviço Social pois traz novas possibilidades e maior qualidade no apoio à educação.

Já fazíamos um trabalho com apoio da Psicóloga Carolina Nogueira: “Estou atuando junto com a Secretaria Municipal de Educação desde 2019, e desde então, venho desenvolvendo trabalho de acolhimento, escuta psicológica aos alunos e professores, orientação familiar, intervenções aliadas com a equipe pedagógica em relação às necessidades educacionais dos alunos e intervenção socioeducativa para construção de um ambiente educacional favorável à aprendizagem. A equipe está cada vez mais empenhada e decidida a buscar o melhor para nossa educação. Contem sempre comigo”

Com a inserção da Assistente Social no quadro da Educação podemos desenvolver novos trabalhos em conjunto como o Busca Ativa Escolar.

“Venho para acrescentar o trabalho da equipe SEMEC, meu trabalho será voltado pra proteção social e apoio às escolas, aos alunos e suas famílias, para que juntos possamos garantir melhorias na qualidade de aprendizagem dos alunos. Sei que estamos passando por um momento complicado por causa da pandemia, mas poderemos superar isso juntos. Na Busca Ativa Escolar vou auxiliar o acompanhamento e a garantia da frequência dos alunos identificando situações de riscos e como resultado possíveis ações de intervenção social. Tenho muita satisfação em fazer parte da equipe SEMEC e ser um apoio às escolas e principalmente aos pais/responsáveis.” Flora Moreira – Assistente Social

O Secretário Municipal de Educação Renan Ferreira falou dos grandes desafios que a educação começa a enfrentar, mas que tem um quadro competente e capaz. E finalizou “todo obstáculo é superável, as vezes precisamos de uma ajuda, ou de dar essa ajuda.”