O setor da saúde é, para a administração pública, um dos mais sérios e problemáticos. Um setor amplo que demanda muito recurso e dedicação dos administradores e funcionários.
Em Santa Rosa da Serra, graças aos recursos conquistado e o empenho da equipe responsável, podemos perceber grandes avanços. Apesar de não estarmos fora da realidade nacional, em que a burocracia impede a maior eficiência do serviço, já temos muito a celebrar. Mudanças na estrutura física, informatização, capacitação da equipe, melhor qualidade no serviço e mais equipamentos e veículos.
Hospital
Temos atendimento na Unidade Hospitalar 24 horas. Além do atendimento normal até as 19 horas, um médico fica sobre aviso para as emergências. Contamos ainda com um laboratório para exames e equipamento de Raio-X que realiza em média 142 radiografias mensais (cálculo de janeiro a junho de 2018).
Prédio com pinturas novas, equipamentos de qualidade, repartições e funcionamento de acordo com as exigências Vigilância Sanitária. Em 2017 recebeu pela 1ª vez, o Alvará de Qualidade e Funcionamento de todos os setores, graças ao empenho dos funcionários da saúde e da atual administração.
Fisioterapia
O município de Santa Rosa da Serra conta hoje com 2 profissionais de fisioterapia e 1 assistente. São realizados atendimentos diários na Unidade Hospitalar e na Associação São Vicente de Paula. São realizados cerca de 300 atendimentos mensais em diversas áreas de atuação como: Neurologia, Pediatria, Ortopedia e Geriatria, aos quais visam sempre à melhora do quadro geral do paciente, seja ele tanto mental quanto físico, dando a estes pacientes uma melhor qualidade de vida.
Vigilância em Saúde/Sanitária
A Vigilância Sanitária Municipal tem o maior índice de produção regional (qualidade e atendimento) fazendo visitas em armazéns, farmácias, padarias, e atendendo denúncias anônimas em relação a currais, chiqueiros, esgotos a céu aberto e outros.
Temos um coordenador de Vigilância em Saúde para que possa qualificar, acompanhar e estruturar todos os setores de saúde, tendo previsto reuniões mensais para que possamos solucionar agravos a saúde.
PSF (ESF – Estratégia Saúde da Família)
Houve um desenvolvimento e estruturação em todos os setores do PSF, principalmente em relação ao NASF (Núcleo de Assistência a Saúde da Família) qualificado para atender casos específicos na população. O grupo de profissionais que compõem o NASF (assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo) se reúne para resolver casos individualizados ou em grupo de pessoas com problemas de saúde.
A modelo das agentes de saúde do PSF, que realizam as visitas e acompanhamentos urbanos, o PSF Rural desempenha visitas domiciliares, vacinação canina e humana, marca consultas, exames e cirurgias, e entrega medicamentos em todas as casas da zona rural. São em média 180 visitas à pessoas na zona rural e desta forma as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde chegam a cada canto do município, buscando o direito de toda população.
Especialidades
No município são oferecidos atendimentos de ginecologia, ortopedia e pediatria.
Pediatra atende semanalmente com demanda espontânea.
Ginecologista atende 20 consultas quinzenalmente.
Ortopedista atende 20 consultas mensais, e caso haja necessidade de antecipar devido a espera encaminhamos para Campos Altos pelo SUS, ou através do Convenio CISALP.
Convênios
Para ampliar o acesso a exames e atendimentos especializados, o município de Santa Rosa da Serra firmou em 2017 o convênio CISALP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba) que permite ao cidadão realizar consultas e exames especializados em clínicas e consultórios particulares com redução de até 80% do valor, oferecendo também o transporte gratuito. De janeiro a junho de 2018 foram realizados 420 exames e consultas pelo CISALP a pacientes de nosso município.
Viagens
Nas viagens da saúde foram feitas várias mudanças pensando tanto em qualidade como em economia. Veículos foram preparados e outros estão sendo adquiridos de forma a oferecer transportes de qualidade ao encaminhar os pacientes em suas consultas, exames e cirurgias ao seu destino de atendimento fora do município.
Além do transporte gratuito, que atende as consultas do SUS e CISALP, foi disponibilizado, através de lei (1024-2017) um veículo e motorista para viagens para atendimento particular, ficando o cidadão responsável apenas pelo custo do combustível.
Farmácia
O que resume a atual situação da farmácia pública de Santa Rosa da Serra é o frequente reabastecimento do estoque e o número mínimo de frustração na busca por algum medicamento. Nas poucas vezes que ocorrem, normalmente são por retirada da lista de fornecimento do governo estadual ou federal.
Na responsabilidade da prefeitura, um grande recurso foi conquistado para compra de medicamentos o que tem garantido o fornecimento constante.
Existe ainda o fornecimento de alguns medicamentos especializados através de pedido e o fornecimento de outros medicamentos que mesmo não estando na lista de disponíveis podem ser fornecidos por ação judicial com um parecer social fornecido pelo CRAS. No município 32 pessoas são beneficiadas com estes medicamentos especializados.
Odontologia
A saúde bucal tem reconhecida importância como componente da qualidade de vida das pessoas, no entanto, uma parcela importante da população brasileira não tem acesso às ações e aos serviços odontológicos. Em nosso município este quadro tem mudado graças ao empenho em busca de recursos e programas.
Além dos atendimentos nos postos de saúde de Santa Rosa e distrito de Campo Alegre para toda a população, serão instalados 4 consultórios equipados para atender os alunos da rede municipal e estadual de educação. Segundo a administração o equipamento está em processo de licitação e logo serão adquiridos.
Informatização
É impressionante a evolução tecnológica dos últimos 20 anos. E muito satisfatório o uso destas tecnologias na gestão do sistema de saúde. São inúmeros sistemas e programas utilizados no atendimento nas unidades de saúde, na busca por vagas e serviços, na administração de recursos, prestação de contas e relatórios. Isso influencia não só no tempo gasto nas atividades, como também possibilita aos gestores planejar ações para melhorar o atendimento. Consultas, exames e cirurgias são agendadas com maior eficiência através do sistema informatizado e são registradas automaticamente na base de dados do Governo Federal.
Gestão Pública Participativa
Conferência Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde
Realizada a cada 4 anos, a conferência visa escutar e perceber os anseios e necessidades da população em relação à saúde. É um momento propício para mostrar a estrutura e serviços oferecidos e nortear as ações a serem tomadas para a melhoria do sistema municipal de saúde. O relatório gerado neste evento serve como base para o Plano Municipal de Saúde que deverá ser implementado durante os 4 anos que seguem a gestão.
Outro momento importante da conferência, é a formação do Conselho Municipal de Saúde. Uma equipe que representará a população na fiscalização e gestão das ações e recursos da saúde, garantindo os direitos e empenho na realização das metas do Plano Municipal de Saúde.
“Tivemos uma participação massiva da população na conferência de 2017. Foi uma alegria muito grande. Mesmo que isso aumente a nossa responsabilidade, o plano de ações produz mais resultados quando tem um objetivo bem definido. Saber as necessidades da população aumenta a eficiência no uso de recursos e a qualidade dos resultados.” Delvani Rodrigues – Secretário Municipal de Saúde.