A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realizou no dia 7 de novembro, no salão do Centro Infantil Maria Lindalva Marques, o “1º encontro das Mães e Pais atípicos”. A SEMED, juntamente às mães e pais atípicos, coordenaram e conduziram a roda de conversa, promovendo troca de experiências, sanando dúvidas, e acima de tudo, oferecendo apoio mútuo.
Essa ação é fruto da 1º Jornada Pedagógica da Educação -2024, cujo lema era “Compromisso de todos. Fazer, Acreditar, Transformar!”, e tem o objetivo de oferecer acolhimento e ampliar a rede de apoio para as mães, pais e responsáveis de pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento, como TDAH, Autismo, Seletividade alimentar, Dislexia, Deficiência intelectual e outros.
“São várias situações e sentimentos da maternidade e paternidade atípica. Mães, pais e responsáveis carregam uma grande responsabilidade e acumulam inúmeras tarefas, muitas vezes sem apoio e por isso acabam esquecendo de si mesmos. Isso pode gerar sobrecarga, estresse, culpa e até isolamento e prejuízos na vida social e afetiva. O objetivo desses encontros é aliviar a sobrecarga, compartilhar aprendizados, fortalecer a rede de apoio e ajudar na superação das vulnerabilidades. É um momento de perceber que não estão sozinhos(as) nessa caminhada! A conexão com o outro é fundamental e necessário, seja com uma palavra, uma mensagem ou até mesmo uma atitude.” comentou a assistente social escolar da SEMED, Flora Xavier.
Segundo a equipe organizadora, serão realizados encontros frequentes e todos os pais atípicos de Santa Rosa da Serra estão convidados a fazer parte dessa corrente de apoio. “Vocês são uma verdadeira inspiração!”
“Insista, persista e resista, não desista, seja vista!”. (Maturidade Down).
Eles também afirmaram que autoridades e representantes políticos serão chamados a participar e abraçar o movimento.
Juntos, vamos tornar a comunidade mais justa, inclusiva e sem preconceito!