A Prefeitura Municipal, por meio da Unidade Básica de Saúde da Família da Secretaria de Saúde vem informar sobre o fluxo para agendamentos dos exames de coleta de citopatológico realizado na própria unidade. Mas antes disso, vamos falar um pouco mais sobre a importância do exame para a saúde da mulher?
O que é o exame citopatológico?
O exame citopatológico é o método de rastreamento do câncer do colo do útero. É realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente.
Quem deve fazer o exame?
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos.
Quando devo fazer esse exame?
O Ministério da Saúde e o INCA – Instituto Nacional de Câncer (2016/2021) orienta que este exame seja realizado anualmente e após dois exames consecutivos normais, a mulher pode esperar um período de três anos para realizar uma nova coleta.
Qual profissional da saúde pode realizar a coleta?
Apenas os enfermeiros e médicos.
Mulheres grávidas também podem colher o exame?
Sim! Mulheres grávidas também pode e devem colher! A coleta é realizada apenas da parede vaginal (ectocérvice) e realizado a inspeção do colo do útero a fim de verificar se não há lesões.
Qual o preparo e orientações anteriores ao exame?
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
Mas e depois dessa pequena aula sobre a importância deste exame para a saúde da mulher, como funciona o fluxo para coleta na Unidade Básica de Saúde da Família Santa Rosa?
Primeiramente a mulher deve solicitar o agendamento na recepção da Unidade ou com a sua Agente Comunitária de Saúde. Todo mês é realizado o agendamento para coleta, e este segue por ordem da lista de espera. A enfermeira agenda em datas diferentes no mês para que todas as mulheres consigam comparecer ao dia da coleta, levando em conta os períodos menstruais no início, meio e fim do mês. A coleta é realizada e enviada para o laboratório, ficando disponível para retirada em torno de 15 dias. Vale lembrar que todos os resultados são avaliados pela enfermeira, e se houver alguma alteração a mulher é encaminhada à consulta médica.
Agora, sabendo da importância e gratuidade do exame, você mulher que está atrasada com seu exame, não fique de fora desta, venha e agende o seu.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Local: Santa Rosa da Serra - MG