11 SET 2019
Setembro Amarelo – Pela Prevenção ao Suicídio

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e promover as discussões sobre o assunto. A cor da campanha foi adotada devido à trágica história de um jovem de 17 anos que, em 1994, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. No funeral, a família e os amigos distribuíram cartões com fitas amarelas onde tinham mensagens de apoio às pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero que o jovem estava quando cometeu o ato.

No Brasil essa mobilização ocorre desde de setembro de 2014. Segundo a estimativa, a cada 40 minutos uma pessoa se suicida em nosso país; esse número é superior às taxas de vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

O grande problema é que o suicídio é visto como tabu e por isso as pessoas fogem do assunto, muitas vezes por medo ou desconhecimento da gravidade da situação. A questão é que agindo assim o suicídio se torna um mal silencioso que a assombra a nossa sociedade.

No município nós temos atendimento com psicólogo clínico e atividades educacionais nas escolas oferecidos pela Secretaria de Saúde. Mas além das ações diretas, e do mês de campanha, contamos também com o apoio de outros setores que dispõe de serviços e atividades que promovem a valorização da vida.

É preciso falar, é preciso lutar contra esse mal e nós, em Santa Rosa da Serra, estamos juntos nessa luta!