31 JAN 2024
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
O Departamento de Vigilância Sanitária Municipal por meio da Secretaria de Saúde informa que as atividades de inspeções sanitárias e ações de vigilância sanitária iniciaram ainda neste mês de janeiro e possui através de uma planilha, as ações que deverão ser realizadas durante todo o ano. Mas vamos conhecer um pouco mais sobre a Vigilância Sanitária do nosso município?

O que é a Vigilância Sanitária?
A Vigilância Sanitária, mais conhecida como VISA, é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir em fatores envolvidos na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde.

O que a Vigilância Sanitária do nosso município fiscaliza?
A Vigilância Sanitária do município fiscaliza todas as áreas físicas dos estabelecimentos, produtos do gênero alimentício, produtos medicamentosos, cosméticos, equipamentos dos estabelecimentos, unidades de saúde entre outros. A fim de prevenir, são realizadas as inspeções sanitárias em todos os estabelecimentos que podem ou poderão causar riscos à saúde da população.

Quando as inspeções são realizadas?
As inspeções são realizadas anualmente para aqueles que possuem o alvará sanitário liberado de acordo com a legislação vigente. Vale lembrar que para aqueles que não possuem alvará sanitário por irregularidades apresentadas, é dado um período para adequação e a não adequação após várias reinspeções pode acarretar na aplicação de protocolos mais severos.

Quem são os responsáveis pelo setor?
Hoje a VISA municipal está sob a coordenação da enfermeira Heloísa Cristina Rangel Menezes Costa e conta com uma fiscal sanitária capacitada Mayra Luiza Vitor.

Como devo fazer contato?
O contato pode ser realizado pelo número telefônico, pelo e-mail ou se preferir pode procurar o setor pessoalmente.
Telefone: (34) 8431- 1813
Endereço: Rua Águas Claras, nº 1070 – Centro – Santa Rosa da Serra
E-mail: vigilanciasantarosasr21@hotmail.com

Vigilância Sanitária, é mais que fiscalizar, é prevenir!

#SantaRosadaSerra #CampoAlegredaSerra #OMelhorDeMinasEstáAqui
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Phillipe Bráulio de Melo Souza / Setor de comunicação.
Local: Santa Rosa da Serra - MG