13 JAN 2024
CONSELHO DE SAÚDE APROVA PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO NO SETOR DE SAÚDE NO VALOR DE R$1.369.806,94
O secretário municipal anunciou inúmeras ações de melhorias no setor da saúde. Plano elaborado com participação de equipe de gestão e administração municipal foi aprovado em Conselho Municipal e terá investimento milionário
No mês de novembro de 2023, o secretário de Saúde Renan Ferreira, realizou uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde para apresentar um plano de desenvolvimento do setor utilizando-se da lei complementar 171/2023 do estado de Minas Gerais.

Esta lei dispõe sobre a transposição e a transferência dos saldos constantes dos Fundos de Saúde dos municípios, provenientes de repasses da Secretaria de Estado de Saúde, e de saldos financeiros resultantes de parcerias e convênios firmados com o Estado.

Por esta lei, a Secretaria Municipal de Saúde, teve até o dia 30 de dezembro de 2023, para encaminhar ao Governo do Estado as informações e documentos necessários para acessarem os recursos da saúde remanescentes de exercícios anteriores. São verbas que estão paradas nos cofres do município/estadual por questões burocráticas, mas que a partir da regulamentação pelo Resolução 9.027, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), poderão ser utilizadas.

O Secretário de Saúde, juntamente com sua equipe de gestão e poder executivo, analisaram as prioridades necessárias no setor de saúde do município, onde foi proposto um investimento no valor de R$1.369.806,94 (um milhão, trezentos e sessenta e nove mil, oitocentos e seis reais e noventa e quatro centavos) em:
  • Equipamentos hospitalares
  1. Monitor multiparâmetro de sinais vitais para UTI;
  2. Monitor multiparâmetro de sinais vitais para sala de Emergência;
  3. Bomba de infusão para UTI;
  4. Bomba de infusão para sala de emergência
  5. Ventilador Mecânico Pulmonar para UTI;
  6. Ventilador Mecânico Pulmonar Sala de emergência;
  7. Videolaringoscopio para sala de emergência;
  8. Maca elétrica para sala de emergência
  9. Mesa Ginecológica com bandeja coletora;
  10. Maca elétrica para sala de pequena cirurgia
  11. Carro Maca com Regulagem de Altura - Elevação do Leito com Suporte para Cilindro;
  12. Cardioversor/ desfibrilador para transporte;
  13. Concentrador Portátil de Oxigênio
  14. Carro de Emergência com gavetas / hospitalar
  15. Centrifuga clínica para soro e urina (bioquímica em geral)
  16. Banho Maria Digital / Laboratório
  17. Estufa de esterilização e secagem/ Laboratório
  18. Analisador de urina
  19. Agitador de tubos hematologia
  20. Analisador bioquímico
  21. Contador diferencial de células sanguíneas
  22. Agitador de Kline plataforma velocidade ajustável
  23. Esteira Ergométrica Eletrônica / Fisioterapia
  24. Mini Bicicleta – Ciclo ergométrico/ Fisioterapia
  25. Cadeiras de Roda para até 160 Kg
  26. Cadeiras de Banho para até 160 KG
  • 02 Veículos para atender aos pacientes em tratamento de câncer e hemodiálise;
  • Investimento em manutenção dos veículos existentes aos pacientes com tratamento fora do domicilio – TFD;
  • Investimento na aquisição do gerador de energia para Centro de saúde e sala de vacina;
  • Apoio financeiro para execução dos Serviços de Saúde / Consórcio;
  • Reforma e reparos do Centro de Saúde.
“A Administração Municipal não tem medido esforços para investir cada vez mais na saúde em benefício de toda a população”, afirma secretário de Saúde Senhor Renan Ferreira.
Segundo ele, os investimentos expressivos realizados ao longo da gestão municipal têm melhorado a assistência em saúde em Santa Rosa da Serra
São investimento em equipamentos de última geração, abastecimento mensal de medicamentos na farmácia municipal, exames de imagens (ultrassom e RX ), apoio nos serviços de saúde (consórcio) e tratamento Fora do Domicilio- TFD, atendimentos odontológicos diários, Setor de fisioterapia e regulação, contratação de médicos especializados e plantonistas, investimento na equipe Multi e Programa da Família, investimento no setor da vigilância em saúde, sanitária e epidemiológica, melhorias no Laboratório Clinico, onde temos hoje mais de 32 tipos de exames SUS, aquisição de materiais e mobiliários hospitalar, e novos veículos para saúde, que vão contribuir ainda mais na prestação de serviços à população.
O prefeito José Humberto afirmou: “Além de uma grande responsabilidade da administração pública, a Saúde sempre foi e continua sendo uma prioridade para mim e minha equipe. Não podemos esquecer também do valor que tem a análise e aval da própria população por meio dos Conselhos Municipais!”.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Phillipe Bráulio de Melo Souza / Setor de comunicação.
Local: Santa Rosa da Serra - MG