A Prefeitura de Santa Rosa da Serra está realizando um significativo investimento financeiro em parceria com a Copasa para melhorar a qualidade da água no município. Esse projeto, que é resultado de várias reuniões entre o prefeito, José Humberto, e a diretoria da estatal, recebeu apoio fundamental do deputado estadual Raul Belém e envolvimento da Câmara Municipal, que está em processo de votação para legalizar o convênio.
O Executivo doará um terreno de aproximadamente 300 metros no povoado dos Cardosos, contribuirá com maquinário e mão de obra para a instalação e contratará, por meio de licitação, uma empresa especializada em planejamentos na área do saneamento para garantir a eficiência do empreendimento.
As principais realizações incluem a construção de duas Estações de Tratamento de Água (ETA). A primeira terá a capacidade de captar 5 litros por segundo, enquanto a segunda de 8 litros. Ambas serão instaladas na comunidade dos Cardosos. Isso representará um avanço notável no abastecimento de água para a cidade de Santa Rosa da Serra, o Distrito Campo Alegre da Serra, a comunidade dos Cardosos e os produtores da região. A captação de água será feita no manancial do Córrego dos Patos, e o projeto tem previsão de estar concluído em aproximadamente 6 meses.
Vale ressaltar que houve uma tentativa prévia de encontrar água por meio de poços artesianos, com a perfuração de 7 poços que não forneceram a quantidade necessária. Portanto, a captação no manancial do Córrego dos Patos se mostrou a solução mais viável.
Este projeto é de suma importância, uma vez que o município enfrenta desafios relacionados à escassez de água e à necessidade de aprimoramento do tratamento, especialmente devido à proximidade do córrego Monjolinho com a área urbana.
O prefeito de Santa Rosa da Serra agradeceu o apoio especial, que segundo ele, está sendo fundamental. “Quero agradecer imensamente ao deputado Federal Newton Cardoso Junior e seu pai o ex-governador do estado, Newton Cardoso, pela servidão de passagem, um ato voluntário que vai garantir a captação de água na propriedade do ex-governador. Tivemos a concessão de áreas que somadas chegam a cerca de 300 metros quadrados onde serão instaladas as bombas, às margens do córrego. Isso representa um grande avanço na garantia de um abastecimento de qualidade para toda a região. Santa Rosa da Serra está no caminho certo para uma melhoria significativa em sua infraestrutura de água”, disse o prefeito José Humberto.
#SantaRosadaSerra #CampoAlegredaSerra #OMelhorDeMinasEstáAqu
Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agronegócios e Meio Ambiente.
Autor: Phillipe Bráulio de Melo Souza / Setor de comunicação.
Local: Santa Rosa da Serra - MG