19 OUT 2023
Programa Previne Brasil
O Programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Dito isto, a equipe de Estratégia Saúde da Família de Santa Rosa por meio da Secretaria Municipal de Saúde gostaria de informar a população santa-rosense as taxas dos indicadores alcançadas no 2º quadrimestre do ano de 2023. Existem 07 indicadores a serem avaliados a cada quadrimestre, são eles: 1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação. 2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV. 3 -Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado na atenção primária a saúde. 4- Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS. 5 -  Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada. 6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre. 7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
E é com muita satisfação que informamos que neste quadrimestre o município evoluiu muito comparado aos quadrimestres anteriores. Não houve nenhum indicador que ficasse abaixo da média. A secretaria municipal de saúde gostaria de parabenizar todos os profissionais envolvidos nesta conquista, uma vez que sem eles, sem o esforço dos mesmos esses resultados não seriam tão evidentes. Parabéns a todos os profissionais da saúde da atenção básica e parabéns a todos os pacientes que mantém um compromisso fiel com sua saúde e que não deixam de acessar o sistema e serviço básico do município.
Os dados podem ser acessados por todos que desejarem, basta acessar o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – SISAB e procurar por indicadores de desempenho, lembrando que é possível avaliar do primeiro quadrimestre deste ano e os quadrimestres dos anos anteriores. Qualquer dúvida basta procurar um profissional da saúde para auxiliá-lo.

#SantaRosadaSerra
#CampoAlegredaSerra
#OMelhorDeMinasEstáAqui
#OutubroRosa #Saúde
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Phillipe Bráulio de Melo Souza / Setor de comunicação.
Local: Santa Rosa da Serra - MG