29 NOV 2022
Município conquista Sistema SUS Fácil - Urgência/emergência
A primeira etapa de implantação foi concluída com a visita da Superintendente Excelentíssima Senhora Noemi Portilho e parte da equipe da Superintendência Regional de Saúde para avaliação de estrutura, equipes e procedimentos.
Com a implantação deste sistema a Unidade Básica de Saúde Dr. Hélio Martins de Oliveira (hospital municipal) terá serviços e estrutura ampliada, permitindo internações e acompanhamentos em nossa cidade além de agilizar e facilitar os encaminhamentos e acesso a vagas necessárias.

"Temos ainda duas etapas importantes para concluir antes de disponibilizarmos o serviço a nossa população" - comentou o Secretário Municipal de Saúde Renan Antunes, que continuou: "Mas estamos dedicados a entregar mais esta conquista  a nossos pacientes ainda este ano".

Como funciona o SUS fácil?
Caso haja necessidade de internação de um paciente, nas unidades hospitalares os gestores de atendimento enviam através do sistema as principais informações dos pacientes como podem ser informações de diagnósticos, laudos e evoluções clínicas do paciente. A partir disso, os médicos reguladores avaliam o caso em questão e fazem a busca pelo leito hospitalar mais adequado para o paciente, visando sempre o melhor atendimento técnico e profissional além da proximidade com a origem do pedido.
Vale ressaltar que pacientes que estão em quadros mais graves tem prioridade máxima sobre o resto de pacientes. No caso que não haja mais vagas disponíveis no SUS, o Estado de Minas Gerais também contempla a compra de leitos em redes privadas de saúde para poder atender os pacientes.

Diferenças entre urgência, emergência e atendimento eletivo
Atendimento Eletivo: São atendimentos e procedimentos médicos programados, onde não há necessidade de urgência ou emergência, não precisando ser priorizado em relação aos outros.
Urgência: São situações que precisam de uma assistência rápida para evitar complicações e sofrimentos.
Emergência: Situações onde pode haver ameaça iminente à vida, risco de lesão permanente, sofrimento intenso e profundo, e por isso há necessidade de tratamento imediatamente, o quanto antes possível.

Na prática o que muda para o nosso município?
Os pacientes em situação de urgência terão vagas de internação e a assistência necessária no próprio município, e poderão ser encaminhados com maior facilidade e agilidade para um procedimento mais complexo, caso seja necessário.

"Temos a estrutura e a equipe necessária para dar este grande passo. Parabenizo e agradeço cada profissional do setor de saúde pela dedicação. E confio que podemos sempre fazer mais e melhor." José Humberto - Prefeito Municipal