17 JUN 2021
Secretaria Municipal de Educação adere ao Busca Ativa Escolar
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEMEC) aderiu nesta quarta-feira (16) a uma nova estratégia que visa garantir o acesso a educação. A Busca Ativa Escolar é uma ferramenta que aproxima profissionais de diversos segmentos aliados da educação para acompanhar e garantir a frequência dos alunos identificando situações de riscos e possíveis ações.
 A evasão escolar sempre foi uma preocupação, mas em razão das mudanças causadas pela pandemia torna-se ainda mais importante ações que evitem o afastamento na relação aluno e escola.
A exemplo dos novos desafios temos uma parte da população com dificuldade ou mesmo quase nenhum acesso à internet.
O centro desta nova ferramenta é acompanhar de perto a frequência do aluno na escola, seja por meio das atividades remotas como os PET, seja na presença quando retomada as aulas presenciais. Com este acompanhamento serão identificadas situações de risco de afastamento ou abandono da escola, e os gestores poderão com todo o apoio técnico implantar ações preventivas e corretivas.
Nosso município aderiu nesta quarta (16) ao programa e inicia primeiros passos para a implantação. “Apesar de ser um programa nacional, é de responsabilidade do município a sua execução. Estamos inserindo os dados iniciais no sistema, a medida que formamos e capacitamos a equipe técnica. Será um suporte muito importante para nossas escolas municipais e estadual.” Renan Antunes – Secretário Municipal de Educação, Cultura Turismo, Esporte e Lazer.
Além da Educação, outras setores da administração municipal estarão envolvidos no trabalho, desde o primeiro diagnóstico do município e possivelmente em ações que apoiem o acesso de nossas crianças e jovens à educação.