11 AGO 0018
Grande passo para melhorar a nossa Educação

Nesta segunda semana de Março o Prefeito de Santa Rosa da Serra José Humberto participou de várias reuniões com diretores, chefe de engenharia e representantes técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do MEC (Ministério da Educação). Foram vários dias de negociações, orientações e trabalhos para retomar obras e recursos abandonados.

Entre os assuntos resolvidos, o mais critico foi a obra de construção da escola municipal do distrito de Campo Alegre. A obra possui várias irregularidades e inconsistências que a paralisaram, como inadequações de projeto e falta de acesso e registros de atividades da obra que devem ser feitos por meio de planilhas. Esse registro dos dados da obra (cronogramas, medições, atividades) são de responsabilidade do engenheiro e do prefeito em exercício. Devido ao atraso da obra iniciada em 2013 e interrompida ainda na mesma gestão ainda existe o realinhamento no preço do contrato com a empresa contratada. Para garantir o prosseguimento ininterrupto da obra a Prefeitura já contratou novo engenheiro, obteve os novos acessos ao sistema do MEC de acompanhamento de obras, retomou o pagamento com ajustes da empresa responsável pela obra e terá que corrigir falhas de segurança no projeto. Mesmo com a retomada dos trabalhos, ficou agendada para a próxima Quarta-feira (15/03/2017) uma reunião com o Presidente do FNDE para garantir o que é de direito de nossa população no que toca a área da Educação.

Outra questão muito importante foi o alinhamento do município ao PAR (Plano de Ações Articuladas), um sistema do MEC para atender as necessidades dos municípios, através de solicitações e apresentação de projetos. Por meio deste sistema é possível ao município receber recursos para a área da educação como construção, reforma, aquisição de ônibus e equipamentos. Nos próximos dias a Prefeitura através da Secretaria de Educação irá apresentar as necessidades do nosso município para garantir recursos para o próximo ano. Devido a não utilização desta ferramenta no ano anterior não tivemos acesso aos recursos neste inicio de mandato, porém nosso Prefeito tentará com o presidente do FNDE e o Ministro da Educação na próxima semana a possibilidade de recursos para o 2º Semestre deste ano.

Aproveitando estas reuniões ainda foi feito um acordo entre os Prefeitos de Campos Altos, Pratinha e Santa Rosa da Serra, de uma educação integrada. Através desta parceria os municípios terão acesso a projetos bem sucedidos em outra cidade, poderão investir de forma mais barata em cursos de capacitação para profissionais da educação, além de permitir a troca de experiências suprindo setores deficientes e contribuindo para a evolução da educação de nossas crianças.

“Tem sido um trabalho pesado e que não traz um retorno imediato. Mas são questões importantes e que terão um grande impacto na reanimação de nossa cidade. ” disse o Prefeito José Humberto