22 ABR 2024
Cuidados com a mulher: os exames de mamografia e ultrassom de mamas
A Prefeitura Municipal, por meio da Unidade Básica de Saúde da Família da Secretaria de Saúde vem informar sobre o fluxo para agendamentos dos exames de mamografias e ultrassom de mamas. Mas antes disso, vamos falar um pouco mais sobre a importância dos exames para a saúde da mulher?

Porque a mamografia é tão importante para a saúde da mulher?
O exame de mamografia é de suma importância porque ele é fundamental para o rastreamento do câncer de mama, é através dele que é possível identificar nódulos com menos de um centímetro, aqueles nódulos que não são palpáveis.

Quem deve fazer o exame?
Toda mulher com mais de 49 anos de idade deve-se realizar o exame.

Quando devo fazer esse exame?
O ministério da Saúde recomenda que este seja realizado a cada dois anos na faixa etária de 49 a 69 anos para mulheres que não tenham fatores de risco, como por exemplo histórico familiar de Câncer de Mama ou Câncer de Colo do útero.

Quais são os fatores de risco?
Entre eles estão, história familiar, raça, idade, menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), primeira gravidez após os 30 anos, entre outros.

O auto-exame das mamas é importante?
Sim! É através dele que a mulher conhece seu corpo e consegue perceber algo diferente e assim procurar ajuda. Ele deve ser feito, para aquelas mulheres que ainda menstruam, sete dias após a menstruação e para aquelas que são menopausadas podem escolher uma data específica durante o mês e realizar a palpação.

E como tenho minha mamografia agendada?
Basta procurar a Unidade Básica de Saúde da Família Santa Rosa com as xerox dos seus documentos pessoais, Cartão do SUS e comprovante de endereço em mãos para que seja solicitado a requisição.

E quando o ultrassom de mamas é solicitado?
Normalmente o USG de mamas é solicitado como exame complementar caso sua mamografia apresente alguma alteração. O ginecologista também pode solicitar para mulheres com idade inferior a 49 anos, a depender da conduta médica. Quando este é solicitado com idade inferior a 49 anos, o exame é realizado através da marcação via consórcio Intermunicipal, portanto, se tiver uma solicitação de USG procure a regulação da Secretaria Municipal de Saúde para orientação e agendamento.

Depois de todas essas informações importantes você não vai deixar para depois seus exames, não é mesmo? Venha fazer sua solicitação!

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Local: Santa Rosa da Serra - MG