08 JAN 2024
Relatório de Atividades Realizadas no Ano de 2023.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DA SERRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
CEP – 38.805-000 – ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Águas Claras – 1070 – Centro
Santa Rosa da Serra - MG

Relatório de Atividades
Realizadas no Ano de 2023.
Santa Rosa da Serra

Apresentação

O Município de Santa Rosa da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, setor de vigilância em saúde/ambiental, durante o ano de 2023, trabalhou com base em planejamento de ações e execuções da mesma.
É com grande satisfação que apresentamos este relatório de atividades desenvolvidas no ano de 2023, com o intuito de divulgar as principais ações implementadas e, através dos resultados adstritos, consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) através do fortalecimento da Gestão Municipal de Saúde SANTA ROSA DA SERRA.
As informações contidas comprovam o desempenho da Gestão Municipal de Saúde junto à coordenação de vigilância em saúde. Traduz uma orientação clara, que tem como foco a
humanização do atendimento, a transparência da gestão, o diálogo permanente entre as três esferas de governo e o fortalecimento da vigilância em saúde no município.
Esses resultados apresentam o compromisso do município com as políticas públicas de saúde e o trabalho dedicado da equipe de gestão, dos profissionais e trabalhadores da saúde, Conselho Municipal de Saúde, que somaram esforços em direção a uma saúde cada vez melhor.
Caracterização dos Serviços Realizados
O município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, setor vigilância em saúde/ambiental, responsável pelo monitoramento da qualidade da água e combate às endemias, tem mantido o monitoramento de suas áreas de risco, tendo como um dos principais objetivos as ações desenvolvidas pelo setor de vigilância em saúde/ambiental.
Foram realizadas neste ano de 2023 as seguintes ações:

Realização de quatro LIAs (Levantamento Amostral de Índices) de larvas positivas pelo Aedes aegypti: Essa ação tem como objetivo localizar os pontos com maior probabilidade de transmissão das doenças causadas pelo mosquito, com esses dados a equipe tem base para entrar com as ações de prevenção para impedir o surgimento de casos de dengue.

Realização de ciclos de tratamento domiciliar: Esses ciclos consistem em visitas dos agentes de combate às endemias nas residências, com o objetivo de identificar e orientar os moradores na eliminação dos criadouros.

Realização de uma blitz educativa de prevenção contra a dengue: A equipe de endemias montou todo o planejamento e material e contou com a participação dos ACSs (Agente Comunitário de Saúde) e da Polícia Militar e Guarda Municipal no evento.

Realização de um mutirão de limpeza: Esse mutirão foi feito no início do ano, um dos períodos chuvosos, com a parceria das ACS e setor de limpezas urbanas.

Realização de um bloqueio com inseticida (fumacê): O bloqueio com fumacê é uma medida de controle químico que consiste na pulverização de inseticida nas ruas e residências. A ação é eficaz para matar mosquitos adultos, mas não é suficiente para eliminar os criadouros.
Para que o bloqueio seja eficaz, é importante que a população colabore procurando o serviço de saúde ao apresentar sintomas de dengue. O paciente que procurar o médico e
tiver suspeita de dengue será notificado à Secretaria Municipal de Saúde, que solicitará ao Ministério da Saúde o fornecimento do inseticida.
O uso indiscriminado do inseticida pode fazer com que o mosquito Aedes aegypti desenvolva resistência ao produto. Por isso, é importante que o fumacê seja utilizado apenas quando necessário, como no caso de bloqueios.
O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa que exige a colaboração de toda a população. Além de procurar o serviço de saúde ao apresentar sintomas de dengue, é importante que as pessoas eliminem os criadouros do mosquito em suas residências, evitando deixar água parada em recipientes como vasos de plantas, garrafas, pneus e baldes.

Realização da campanha antirrábica: Essa ação é realizada anualmente de acordo com o cronograma do estado repassado para nossa regional Patos de Minas e posteriormente ao município que segue as diretrizes do ministério da saúde. Essa campanha é feita durante 45 dias corridos, onde a equipe desloca a cada área rural para fazer a imunização dos animais e na zona urbana são divulgados pontos estratégicos para que os tutores levem os animais para receber a vacina.

Monitoramento da qualidade da água: Essa ação também é pré-estabelecida pelo ministério de saúde e o município conta com o apoio da regional de saúde de Patos de Minas. A coleta é feita em quatro pontos estratégicos, incluindo um do distrito de Campo Alegre da Serra. Essas quatro amostras são enviadas para o laboratório de análises de Patos de Minas na regional, onde são analisadas e o resultado é enviado para o município que faz digitação das informações no programa online chamado sisagua, onde o órgão da gestão de saúde estadual tem acesso e acompanha os dados do município em tempo real.
Por fim, estas foram as principais ações que o setor vigilância em saúde/ambiental realizou durante o ano de 2023. No ano de 2024, esperamos trabalhar estas e as demais que forem colocadas no planejamento, buscando cada vez mais conhecimentos para melhorar o serviço de prevenção a doenças de saúde pública, porque temos a convicção que o melhor é prevenir do que remediar.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Phillipe Bráulio de Melo Souza / Setor de divulgação