Ir para o conteúdo

Prefeitura de Santa Rosa da Serra - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
BLOGS
Modalidade de Ensino Híbrido

A Rede Municipal/ Estadual de Ensino inicia os protocolos e organização para a possível retomada as atividades do ensino híbrido de forma gradativa na Educação Infantil - Pré- Escola 04 e 05 anos e no Ensino Fundamental I (1º aos 5º anos), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) a partir do dia 13 de setembro do ano de 2021. O comparecimento dos alunos é opcional às famílias, que poderão decidir pela manutenção do ensino remoto. 

“Sabemos que o cenário pandêmico traz uma complexidade de gestão para o ambiente escolar, mas isso teremos que enfrentar na prática. A nossa equipe desde abril de 2021 trabalha com orientações às escolas para essa reabertura já esperada. Agora, contamos com os diretores para colocá-las em prática para recebermos nossas crianças e alunos que precisam retomar de forma hibrido o processo de alfabetização”, destaca o Secretário de Educação, Renan Ferreira.

 As turmas voltarão de forma gradual, em calendário que será anunciado conforme orientação da Secretária Municipal de Educação.  

Retorno Responsável

A formação das turmas foi orientada no documento Estratégia para Reabertura das Escolas Municipais em 2021, que prevê a formação de grupos conforme a capacidade física de cada sala de aula. Para chegar ao número de alunos por turma, foi criada uma fórmula, aplicável ao total das escolas municipais, que indica qual o percentual de atendimento possível em cada escola, garantindo o atendimento de 100% dos alunos em, no máximo, cinco dias. Pela estratégia, turmas reduzidas de alunos comparecerão alternadamente nas escolas, em dias diferentes, mas recebendo as mesmas atividades pedagógicas.

Durante o período das aulas remotas, de março até a presente data, as escolas foram orientadas a permanecer abertas, com plantões de equipes de no máximo 25% dos trabalhadores presenciais, priorizando a limpeza, desratização, capina, roçada, marcações de distanciamento dos espaços físicos.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) orientou ainda a manutenção das atividades de limpeza da escola, respeitando os cuidados pessoais e o distanciamento na organização dos  funcionários.

Todas as escolas receberam kits de cartazes orientativos sobre os protocolos de prevenção e o distanciamento social.

No ano de 2021 foram repassados aos Diretores e Coordenadores e conselhos escolares das 04 escolas próprias o valor da verba extra (Covid-19) para atender aos protocolos de retorno das atividades presenciais. Com esse recurso, as escolas estão realizando pequenos reparos em suas dependências físicas, comprando itens de higiene, tais como álcool gel e dispensers para utilização desse produto e demais itens que visam à higienização constante dos ambientes.

Como Serão as Aulas

As aulas serão retomadas de forma gradual e em sistema híbrido, mesclando atividades presenciais e à distância. Entendendo o momento de insegurança para muitas famílias, os alunos não serão obrigados a comparecer nas escolas e poderão seguir realizando as atividades somente em casa.

As aulas poderão ter apenas 42% para (  menos ) dos alunos, separados em grupos, por turma. Isso significa que, em uma sala, haverá, no máximo de 08 crianças e um professor, sempre respeitando o distanciamento e os protocolos de segurança. Os estudantes continuarão realizando as atividades impressas em suas casas.

É ainda importante desenvolver a empatia dos alunos, ser tolerante em relação aos conteúdos a serem cumpridos, rever as expectativas e objetivos para o semestre letivo. Avaliar o aluno, observar os que necessitam de maior apoio pedagógico, verificar conteúdos e disciplinas a serem priorizados, pensar atividades e estratégias para repor aquilo que não foi alcançado é também papel do professor.

Adequar o aprendizado significa ter o foco na aprendizagem do que é mais importante, desenvolver as habilidades socioemocionais previstas na BNCC, reorganizar conteúdos de acordo com a nova realidade educacional, rever e adaptar objetivos. Avaliar e criar estratégias de recuperação da aprendizagem, disponibilizar meios tecnológicos e outros recursos de complementação da aprendizagem.

A pandemia acentuou a diferença entre aqueles que tinham mais dificuldades de aprender; exigiu um novo educador, que precisou se reinventar, teve que se adaptar à novas tecnologias, novas metodologias, transformando-se. Agora é preciso estabelecer metas de aprendizagem diferentes para crianças com níveis de aprendizado diferentes.

Regramento

Para evitar o contágio por coronavírus em sala de aula, a higienização vai ser redobrada e será disponibilizado álcool em gel em todos os ambientes. Assim como os estudantes, os servidores também deverão manter o distanciamento. Além dos trabalhadores, o uso de máscara será obrigatório para todos os alunos, conforme estabelece decreto estadual e municipal.

As unidades de ensino serão mapeadas para garantir o controle eficaz da pandemia. Caso algum aluno apresente sintomas, ele será afastado, conforme determina o protocolo sanitário. A fim de tornar o controle mais rígido, a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu RECOMENDAÇÕES E AÇÕES A SEREM ADOTADAS NA IDENTIFICAÇÃO DE CASO SUSPEITO OU CONFIRMADO NO AMBIENTE ESCOLAR e todos os pais e/ou responsável irão receber o documento com os protocolos sanitários de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia Covid-19. 

. ​A inclusão de todos na escola é um direito antes, durante e depois da pandemia.
 




Cronograma gradativo – Ensino presencial/ modalidade híbrido
Rede Estadual/Municipal de Ensino.  


 01/09/2021  - Retorno das especialistas da Rede Municipal as Unidades Escolares - (Capacitação/protocolos sanitários ao Ensino híbrido)

 02/09/2021  - Capacitação com os serviçais da Limpeza, Cozinha e equipe das Secretarias das Unidades Escolares - (Capacitação/protocolos sanitários)

 03/09/2021 - Retorno dos Professores as Unidades Escolares (Capacitação/protocolos sanitários)

 08/09/2021  - Capacitação com os motoristas e monitores do transporte escolar.

 13/09/2021  - Retorno dos alunos na modalidade presencial/ híbrida – O retorno será gradativo conforme a organização da Rede de Ensino.

 
 Rede Municipal 

1º Momento Data de Início: 13/09/2021

Escola Municipal Santa Rosa - 1º e 2º ano
Centro Infantil Municipal Maria Salomé - 4 e 5 anos
Escola Municipal Coronel Sebastião Fonte Boa - 1º, 2º e 9º ano

2º Momento - Data de Início: 20/09/2021

Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano.

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano.

 
 Rede Estadual 

1º Momento Data de Início: 13/09/2021

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano

Ensino Médio – 1º ao 3º ano

 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia